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6 mercados concentram a maior parte do ecommerce na Europa

a maior parte do ecommerce na Europa

A maior parte do ecommerce na Europa é gerada por apenas 6 mercados principais, mas os emergentes estão a crescer acima da média

 

Inicialmente, tem-se a ideia de que um grande oligopólio se formou entre os seis maiores mercados de comércio eletrónico da Europa. Segundo uma investigação, em 2022, a maior parte do ecommerce na Europa, ou 72% do gasto total, foi concentrado neste grupo. Mas, ao ampliar um pouco mais o cenário, vemos que o mesmo pode vir a mudar em breve.

O relatório “E-commerce na Era Pós-Pandemia”, realizado pela CBRE, mostra que os dois mercados europeus mais desenvolvidos em termos de taxa de penetração – o Reino Unido e os Países Baixos –, regressaram às tendências de crescimento anteriores à pandemia. Enquanto isso, mercados emergentes como a Itália e a Espanha, continuam a crescer acima desta tendência.

Atualmente, seis mercados – Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Países Baixos – são responsáveis pelo índice de 72% da faturação no comércio eletrónico na Europa. Entre eles, o Reino Unido e a Alemanha reúnem uma quota de 28% por cento no gasto total do ecommerce europeu, enquanto que os outros mercados representam um quarto dos gastos.

 

Mercados emergentes com maior aumento de taxa de penetração

Entretanto, os países com mercados emergentes de comércio eletrónico registaram os maiores aumentos relativos. Se seguisse a tendência prevista na pré-pandemia, o mercado espanhol teria uma taxa de penetração de 9%. Mas, de acordo com a investigação, esta taxa atingiu os 12%. Ao mesmo tempo, a Itália passou de presumíveis 8% para 10 %.

Deste modo, estes dois países representam 11% do gasto total do mercado online na Europa. Segundo a previsão do estudo, ao final de 2022, Espanha e Itália teriam taxas de penetração 5,2 e 3,9 anos à frente da tendência pré-pandemia, respetivamente.

 

Mercado global deve crescer quase 60% em 5 anos

Um novo estudo, este feito pela empresa de dados e análise GlobalData, estima que o mercado europeu de comércio eletrónico atinja 1,5 triliões de dólares até 2027. Embora isto signifique uma taxa média de crescimento anual de 9%, o índice europeu está ligeiramente aquém da taxa de crescimento global, estimada pela pesquisa em 9,5%.

O relatório prevê, ainda, que a faturação global com o comércio eletrónico irá atingir os 9,3 triliões de dólares em 2027, em comparação com 5,9 triliões de dólares em 2022. Isto representa um crescimento total de quase 60% em cinco anos.

Segundo a GlobalData, o crescimento do ecommerce está longe de terminar. De acordo com a conclusão da empresa, o mercado global de comércio eletrónico está a ser democratizado por empresas de comércio eletrónico como serviço, como Shopify, e Marketplaces, como Amazon e Alibaba, que permitem que qualquer pessoa se torne um retalhista online.

 

Grandes mercados permanecem, mas outros irão surgir

A princípio, os Estados Unidos e a China devem continuar a representar mais de metade do valor da indústria do comércio eletrónico em 2027. Entretanto, espera-se também um crescimento substancial para a Europa. No entanto, ainda segundo a pesquisa da GlobalData, os mercados emergentes não devem ser esquecidos. A Índia, por exemplo, é um expoente, com uma taxa média anual de crescimento esperada de 23% até 2027.

 

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