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Black Friday deve atingir os 130mi € em Portugal

vendas na black friday na Europa

O país foi o terceiro da Europa que mais transações online realizou na Black Friday do ano passado

 

As vendas online em Portugal devem atingir entre os 120 e os 130 milhões de euros no período da Black Friday deste ano, segundo mostra um novo estudo realizado pela GFK e pela blackfriday.pt. No ano passado, o país foi o terceiro que mais cresceu na Europa em volume de negócios, com um aumento de 7% face ao ano anterior.

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos com a intenção de estimular as vendas do Natal um mês antes da data, e acontece na sexta-feira logo após o Dia de Ação de Graças. Em pouco tempo, a ideia de “pré-aquecer” o comércio espalhou-se pelo mundo.

 

Consumidores já se planeiam para aproveitar a Black Friday

A maioria dos portugueses (72%) planeia gastar, em média, 290 € durante a Black Friday deste ano, o que representa um aumento de 11% comparativamente com o ano anterior. Enquanto isso, 30% dos potenciais compradores deverão gastar um teto máximo de 100 €.

As estrelas da Black Friday em 2022 foram os produtos tecnológicos, cujo valor de vendas cresceu 2% em relação a 2021. Os smartphones foram o produto mais vendido online, com um aumento de 10% nas vendas face ao ano anterior. Já os computadores e os eletrodomésticos registaram crescimentos de 8% e 7%, respetivamente.

 

Com surpresa, a tecnologia não está no topo das listas da Black Friday deste ano

Para este ano, 42% dos inquiridos na pesquisa colocam a moda, incluindo vestuário, calçado e acessórios, no topo das suas listas de intenções de compra. Os eletrodomésticos (29%) e os livros (27%) também estão no top três. A tecnologia, no entanto, aparece em quarto lugar como artigo mais procurado. Além disso, este ano, os produtos alimentares (15%) voltaram a estar em destaque no topo das escolhas.

Os consumidores europeus estão cada vez mais a recorrer ao comércio eletrónico para aproveitar as promoções da Black Friday, uma vez que lhes permite comparar preços e encontrar as melhores ofertas. As compras online, sobretudo, são mais convenientes e permitem aos consumidores evitar as multidões das lojas físicas.

 

A data ganha cada vez mais a confiança dos “e-buyers”

Segundo a pesquisa, 71% dos inquiridos têm uma opinião positiva sobre as ofertas desta data, o que representa um aumento de 9% na confiança dos consumidores em comparação com 2022. A principal razão, indicada por 64% dos consumidores, deve-se ao facto de considerarem que a Black Friday “lhes permite poupar dinheiro”, revela o estudo.

Aqui estão alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento das vendas online na Black Friday na Europa:

  • Popularidade dos produtos tecnológicos: os produtos tecnológicos têm sempre grande destaque na Black Friday, e as vendas online deste tipo de produtos estão a crescer a um ritmo mais rápido do que as vendas em loja.
  • Conveniência: as compras online são mais convenientes do que as compras em loja, e permitem aos consumidores comparar preços e encontrar as melhores ofertas.
  • Promoções: as empresas de comércio eletrónico oferecem promoções cada vez mais atrativas na Black Friday para atrair os consumidores, por causa da grande concorrência.

 

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