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dia dos namorados

A primeira grande data do ano para o comércio, o Dia dos Namorados traz sempre excelentes resultados em vendas

 

O comércio eletrónico vende o ano inteiro em todo o mundo, mas são nas datas comemorativas que acontecem os melhores resultados. Como também, aliás, no comércio físico. O Dia dos Namorados, por exemplo, é o primeiro grande evento do ano para o comércio em geral.

Em 2023, as vendas online nesta data atingiram € 13,2 mil milhões na Europa, um aumento de 12% em relação a 2022. Os países com as maiores vendas online no Dia dos Namorados foram: Reino Unido (€ 4,2 bilhões); Alemanha (€ 2,9 bilhões); França (€ 2,6 bilhões); Itália (€ 1,5 bilhões); e Espanha (€ 1,2 bilhões).

 

Está já preparado para os consumidores?

Mas não é apenas esperar pela data, que acontece em 14 de fevereiro. Todo retalhista sabe que é hora já de preparar a loja para as vendas, com pesquisa de mercado, anúncios e promoções. A sazonalidade é uma das principais características do comércio, especialmente para quem trabalha com nichos direcionados e produtos específicos, e o comércio eletrónico tem os seus maiores resultados nas datas comemorativas.

A primeira coisa a fazer é conhecer o público-alvo, saber quais produtos que podem atrai-lo e ter mais saída para a ocasião. Uma investigação prévia ajuda a concentrar os esforços e investimentos de Marketing no que vende mais, otimizando o site e os anúncios.

Estude também a demanda para escolher quais produtos farão parte da sua oferta de Dia dos Namorados: como os compradores pesquisam, quais são os produtos mais vendidos nas categorias onde vende, quais os mais procurados. Assim, consegue perceber melhor o contexto da data e descobrir tendências em alta no mercado e também nos Marketplaces.

 

Não esqueça do significado da data

Oferecer promoções e descontos são uma ótima maneira de incentivar as compras no Dia dos Namorados. Eles podem vir no preço dos produtos ou em forma de artigos com algum valor acrescido, portes grátis ou até mesmo brindes que acompanham o produto.

Crie uma experiência de compra envolvente. O Dia dos Namorados é uma data especial, portanto, é importante criar uma experiência única para os seus clientes. Isso pode incluir o uso de imagens e vídeos atraentes para a sua divulgação, a criação de conteúdo personalizado e o oferecimento de opções de pagamento convenientes.

Capriche nas embalagens. Apesar de não ser exatamente algo que irá atrair vendas, pode fidelizar o seu cliente. Imagine um presente para o namorado ou a namorada que encanta antes mesmo de ser aberto? Invista em embalagens bonitas, papéis decorados ou até mesmo mimos para garantir que o seu cliente sempre volte.

O Dia dos Namorados é já uma data muito apelativa às compras. Tem apenas de aproveitar para fazer certo a sua parte. E não esqueça: é um momento totalmente movido pela emoção.