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Inteligência Artificial será a grande tendência

O principal assunto de 2023, a Inteligência Artificial mudou já o cenário do comércio eletrónico mundial

 

O ano de 2023 foi de desaceleração em muitos setores, com alguma turbulência em vários segmentos, mas também desenvolvimentos de negócios assistidos por IA (Inteligência Artificial) e evoluções no espaço do comércio eletrónico. Em consequêcia, num mundo de chatbots e automação, os clientes parecem já responderem de forma mais positiva à interação entre máquinas e humanos.

 

O setor de comércio eletrónico é dinâmico e, a cada dia mais, inovador. Ele exige que se adapte rapidamente às tecnologias emergentes e às tendências do mercado. Portanto, reservar um tempo para buscar essas informações irá impulsionar o sucesso do seu ecommerce.

 

Já realidade, há ainda quem não conheça a IA

A IA foi, definitivamente, a pauta do dia durante todo o ano. As big techs estão ainda a anunciar novos sistemas e produtos, já no apagar das luzes de 2023. Para 2024, a expetativa é de que a concorrência se acirre e que o tema saia das salas de desenvolvimento das empresas para, finalmente, chegar ao dia a dia de milhões de pessoas pelo mundo.

 

Mas há ainda quem se pergunte como funciona a inteligência artificial. Segundo o dicionário britânico Cambridge, inteligência artificial é “o uso ou o estudo de máquinas e sistemas de computador para terem algumas das qualidades que o cérebro humano possui”.

 

Ou seja, ela tem a habilidade de interpretar e produzir linguagem de uma maneira que pareça humana, reconhecer ou criar imagens, resolver problemas e aprender a partir de dados fornecidos a ela. Recentemente, em junho passado, o Parlamento Europeu aprovou o AI Act, uma diretriz para os países que fazem parte do bloco.

 

A tecnologia será a grande aliada da indústria e do ecommerce

A IA generativa, como o ChatGPT e A Midjourney, tem, de longe, o maior potencial para mudar a indústria e, principalmente, o comércio eletrónico. Empresas como a Amazon Web Services (AWS) estão a fornecer grandes modelos de linguagem que ajudam os retalhistas.

 

Com a nova tecnologia, os retalhistas podem criar textos de produtos mais atraentes, otimizar imagens de sites, resumir análises de produtos, responder às dúvidas dos clientes, acelerar o conteúdo de marketing e recomendar produtos. Isso é só o começo, portanto, não se surpreenda ao ver ainda mais inovações em torno desta tecnologia.

 

IA para melhorar também o foco no cliente

Como sempre, os serviços e processos voltados para a experiência do cliente irá continuar em voga. E até nisso a Inteligência Artificial fará a diferença. A personalização baseada em IA irá mudará o marketing e a experiência do usuário de maneira duradoura, gerando anúncios e conteúdo personalizados, definindo preços e negócios dinâmicos e implantando chatbots baseados em IA.

 

Uma pesquisa da McKinsey demonstrou que esse tipo de personalização omnicanal pode aumentar a retenção e a receita em até 15%, gerar economias de custos de até 30% e aumentar a aquisição de clientes em até 5%. Então, para 2024, vá buscar uma nova aliada para o seu negócio. E boas vendas!